Será que é possível um hobby virar carreira?
Sim, é possível! E nesse artigo você vai descobrir como.
Um hobby é aquela atividade que você pratica por puro prazer e diversão, algo que te proporciona bons momentos e te faz se sentir bem consigo mesmo.
UniBH
Pense bem no assunto
Ter clareza do seu alinhamento de propósito é mais importante do que seu hobby virar carreira.
Não é porque uma atividade te dá prazer que você deva transformá-la em uma carreira. Antes de mais nada, isso é uma possibilidade e não uma regra.
Essa reflexão é importante, pois assim como qualquer outro negócio, transformar seu hobby em carreira vai demandar recursos: de tempo, de esforço e de dinheiro.
Então bora lá! Como saber se vale a pena transformar seu hobby em carreira?
Como já falei acima, tem clareza sobre o alinhamento de propósito. Ou seja, meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a terem uma relação saudável com elas mesmas através da organização pessoal e o equilíbrio das quatro dimensões humanas.
Sendo assim, percebi que amo testar ferramentas de organização, ler livros sobre desenvolvimento pessoal e conversar sobre eneagrama.
Logo, vi aí uma grande oportunidade de transformar esse hobby em carreira. Afinal, para eu fazer isso nem parece trabalho.
Como começar?
Contudo, sim é um trabalho. Precisa de dedicação e tempo. É preciso amar o que faz a ponto de “sacrificar” o seu hobby e transformá-lo em carreira.
Essa transição pode ser suave, ou seja, você não precisa radicalizar nas suas decisões.
Sendo assim, você precisa no mínimo conhecer o mercado, desenvolver um plano de negócio, investir em aperfeiçoamento e ter a infraestrutura necessária para começar.
É importante saber se o mercado do seu hobby é rentável, afinal nem só de prazer vivem os negócios.
Comece como uma renda extra, faça contatos e monte cases de sucesso.
Se você analisar sob a perceptiva do O quadrante cashflow de Robert Kiyosaki, você está desenvolvendo um sistema do setor D (donos de grandes negócios).
Se as palavras grandes negócios assusta você, saiba que tudo começa com um pequeno passo, nem que seja transformar um hobby em carreira. 🙂
O hobby pode deixar de ser um passatempo
É preciso falar isso para você: sim, é possível que seu hobby deixe de ser um passatempo.
Mas, ainda assim é possível se divertir no processo, aprender coisas novas e viver novas experiências.
Com o tempero certo entre o hobby e a carreira, é provável que compartilhar seu hobby com outras pessoas seja ainda mais prazeroso do que quando você curtia seu hobby sozinho/a.
0 comentários