Eu sou uma amante de livros, filmes e séries! Adoro estudar o comportamento humano através dos personagens!

A série Seinfeld é uma daquelas séries premiadas pela crítica e que está entre as minhas séries favoritas <3.

Cada episódio é um deleite inenarrável, hilário e surreal. É inegavelmente uma sitcom que me fez rir do começo ao fim, mesmo com incríveis 180 episódios.

Uma série sobre nada

Seinfeld é uma sitcom exibida originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC por nove temporadas, entre 5 de julho de 1989 e 14 de maio de 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld, este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo.

Wikipédia

Apesar de apresentar uma versão fictícia inspirada na vida de Jerry Seinfeld, o tema principal da série é sobre NADA. Isso mesmo: nada! E é aí que mora toda a irreverência da história.

Brilhantemente o NADA dá muito pano pra manga!

O roteiro conta com personagens engraçados e desprovidos de qualquer clareza sobre a vida. Além disso, apresenta histórias recheadas de humor, leveza e sagacidade.

Parece proposital que as trivialidades do cotidiano estejam ali representadas em um excelente programa de humor, a fim de tornar a nossa risada mais leve ao final de um dia de trabalho duro.

Mas, em alguns momentos da série, a natureza superficial de seus personagens vislumbra lampejos de uma crise existencial.

Enfim, seriam as suas vidas tão insignificantes ao ponto de parecerem boiar no mar da casualidade? E, como resultado, chegar ao ponto de resumir suas vidas em absolutamente NADA?

Com muita sutileza, os personagens chegam a se sentir mal com a banalidade de suas vidas, ao mesmo tempo que reconhecem sua natureza egóica aparentemente incorrigível.

Parece que eles acreditam não terem mais salvação. E dada essa constatação, justificam suas atitudes assumidamente egoístas enquanto nos proporcionam cenas hilárias.

É impossível não se apaixonar por esses egoístas incorrigíveis vivendo suas vidas vazias. kkkk

Mas, calma lá!

Vamos ao ponto de reflexão que eu quero falar com você. Se a sua vida fosse uma série, qual seria o tema principal? Quantas temporadas? Qual seria o gênero? Você está rindo, ou está chorando?

Será que você está assumindo inconscientemente como tema principal da sua vida exatamente o tema da série Seinfeld: o NADA?

Claro que na série de TV, isso proporciona várias risadas. Mas, na vida real, se por acaso você estiver rindo por viver uma vida vazia, talvez seja para não chorar.

A boa notícia é que existem formas de você sair dessa armadilha. Então bora lá!

Qual é a sua história?

Um dos exercícios que proponho aos meus mentorados é que escrevam a sua biografia. Afinal, para poder planejar o futuro com clareza é preciso compreender o passado.

Isto é o que em gestão de projeto nós chamamos de lições aprendidas.

Esse exercício permite acolher a sua própria história, descobrir o tema principal e qual o rumo que a sua vida vem escrevendo.

Duas questões devem nortear essa descoberta:

  • Quem sou eu?
  • O que eu vim fazer aqui?

São perguntas relativamente simples, mas de uma profundidade ímpar. Por isso não se engane, esse é um exercício que demanda uma extensa autopesquisa.

Quando você iniciar a escrita da sua biografia, é provável que você não fique satisfeito com o roteiro até aqui. Mas, é possível aprender com o passado, definir um novo caminho e mudar o curso da história.

Crise existencial

Seinfeld traz questões existenciais bem pertinentes que possivelmente já rondaram ou rondam a nossa breve vida.

Como ser humano, por mais que o tema principal da sua vida até aqui tenha sido o NADA, é natural em algum momento que você tenha sido fisgado por uma crise existencial que te faz questionar qual o sentido da vida.

As religiões, a Psicologia, a Filosofia, dentre tantas outras ciências buscam há séculos trazer respostas a esses questionamentos e, quem sabe, um alento para a brevidade da vida humana.

Bora bombar no streaming da vida!

Além das questões acima, aqui vão mais algumas:

  • E se sua vida fosse uma série de TV, como seria?
  • Bombaria nos streamings?
  • Qual o impacto que a sua vida teria/tem na vida de quem assistisse?

Agora, me conta: Já assistiu Seinfled?

Talvez você se interesse:


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.