A resenha de hoje é sobre o livro A casa minimalista, de Joshua Becker, publicado em 2019 pela editora Agir.

A princípio, eu conheci Joshua Becker assistindo ao documentário Minimalism: a documentary about the important things, lançado em 2016 pela Netflix.

Contudo, a minha busca por uma casa minimalista já havia iniciado antes com o livro da Marie Kondo, A mágica da arrumação. Sendo assim, o livro de Joshua Becker veio para complementar a minha leitura sobre o assunto. Bora lá!

A casa minimalista: você

Primeiramente, o autor inspira o leitor a refletir sobre o estilo de vida minimalista. Ele aborda sobre a decoração inútil e vazia que as pessoas acumulam nas suas casas.

O minimalismo busca refletir sobre as coisas importantes da sua vida. Por que você vive rodeado de coisas que não fazem sentido para você, não é mesmo?

Tem resenha do livro Essencialismo aqui no blog, uma leitura bastante esclarecedora para quem quer viver esse estilo de vida.

Ainda na primeira parte, Joshua aborda brevemente sobre o seu método Becker, que será descrito ao longo do livro.

Com A casa minimalista compreendemos que eliminar os excessos em casa não apenas nos livra da bagunça, mas também nos liberta para viver uma vida plena, feliz e com um novo propósito.

planta casa minimalista
Photo by Sarah Dorweiler on Unsplash

A casa minimalista: espaços

Em seguida, o livro traz um passo-a-passo para destralhar os ambientes da sua casa.

Joshua sugere refletir sobre cada ambiente com perguntas e checklists que conduzem você nesse processo de descoberta.

Acredito que a palavra descoberta se aplica muito bem nesse processo, pois você irá descobrir o que realmente faz sentido para você e como se sente em relação a sua casa.

Quando fiz meu primeiro destralhe minimalista, ressignifiquei muitas coisas e desapeguei de tantas outras que não faziam mais sentido na minha vida, mas que durante muito tempo eu acreditei que eram importantes.

É praticamente impossível fazer um destralhe minimalista de objetos sem questionar também a sua percepção sobre o mundo. Enfim, todo o processo acaba impactando a forma como você prioriza o que realmente é importante.

A casa minimalista: futuro

Por fim, a terceira parte do livro traz uma reflexão sobre futuro. O impacto em adotar um estilo de vida minimalista repercute na forma como você respeita o planeta a longo prazo.

Inegavelmente, o estilo minimalista proporciona vários benefícios individuais e coletivos:

  • mais dinheiro. Uma vez que você começa a desenvolver um consumo mais consciente, irá economizar com compras supérfluas e ver seu dinheiro sobrar.
  • menos tempo com limpeza. Quanto mais você tem, mas tempo precisa para manter os ambientes limpos. Sendo assim, a lógica inversa também é verdadeira.
  • mais interação. Morar em um lugar menor e com menos coisas ajuda a aumentar a interação familiar. Ou seja, com um pouco de dedicação, é possível melhorar também as suas relações interpessoais.
  • menos impacto ambiental. A longo prazo, o consumo mais consciente é também mais sustentável, ou seja, existe respeito a natureza e aos recursos ambientais.

Opinião

Esse é um bom livro para quem está querendo começar a destralhar a casa. O passo-a-passo proposto pelo método Becker guia você nesse processo desafiador.

E você, já leu esse livro? Comenta aqui embaixo, vou adorar saber!

Ah, e tem resenha desse livro no canal. Espero que goste!


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.