Hoje vou compartilhar com você o planejamento de um projeto pessoal.

Como se trata de um projeto pessoal, a ideia é fazer um planejamento mais simples.

Afinal, geralmente não envolve equipe para gerenciar.

Sendo assim, ao longo dos anos, fui simplificando cada vez mais a forma como planejo. Bora lá!

Qual ferramenta utilizar?

Definir as ferramentas das fases de planejamento e execução do projeto é fundamental, além disso, cada fase possui ciclos específicos.

Planejamento

Planejar é um evento único e inicial do todo projeto.

Assim sendo, você pode fazer todo o seu planejamento em papel, cartolina, quadro, caderno, ou qualquer ferramenta eletrônica de sua preferência.

No momento em que você estiver escolhendo a ferramenta para planejar, pode escolher uma com mais recursos caso prefira. Para essa fase, eu utilizo o Evernote e papel.

Execução

A execução é a fase de acompanhamento do projeto.

Sendo assim, é quando ele entra em andamento. Aqui estão alguns ciclos de acompanhamento do projeto:

  • semanal: revisar o planejamento. Ou seja, semanalmente você precisa analisar o andamento do seu projeto para ter certeza que está no caminho certo.
  • diário: executar as ações. Sabe sua agenda e checklist? Pois bem, suas ações de projetos entram aqui. Eu utilizo o Evernote, mas você pode escolhe papel, Trello ou qualquer outra ferramenta de gerenciamento de tarefas. O mais importante é que seja de fácil acesso no dia-a-dia e que você não perca tempo gerenciando a ferramenta, ok? Quanto mais simples, mais você se concentra em fazer o que precisa ser feito.

Etapas de planejamento do projeto

Refletir

Todo projeto precisa ser refletido para evitar o efeito inócuo, ou seja, aquela sensação de não está levando a lugar nenhum.

norte planejamento de projeto pessoal
Photo by Anastasia Petrova on Unsplash

Você pode definir objetivo, justificativa, benefícios, produto, requisitos, partes interessadas, restrições, premissas, alinhamento estratégico, etc. As possibilidades são infinitas.

Mas, esse é um planejamento de projeto pessoal. Então na prática, percebi que poderia utilizar o Modelo de Planejamento Natural no método GTD.

Se você ainda não sabe o que é GTD, tem um vídeo que eu explico.

O Modelo de Planejamento Natural é bem básico mesmo, mas funciona para meus projetos pessoais. Faço algumas pequenas adaptações para se adequar a minha realidade! 🙂

Na etapa da reflexão, eu defino:

  • Propósito, ou seja “Por que você está fazendo isso?”: Sua resposta pode começar assim “Para…”. Essa dica funciona super bem. No meu caso, como eu tenho um planejamento de vida definido, o meu propósito é sempre um objetivo estratégico pré-definido. Ou seja, o propósito de cada projeto meu está sempre alinhado com um objetivo maior.
  • Visão de sucesso: Quais resultados você espera com esse projeto para considerar ele um sucesso? Liste tudo o que você espera alcançar.

Para ajudar na etapa de reflexão, eu junto notas e material de referência que possam me dar suporte ao projeto. Uma boa e velha pasta é suficiente para isso.

Se você tem arquivos eletrônicos, separe uma pasta no seu dispositivo de armazenamento. Eu utilizo o Evernote.

Definir ações

Para ajudar a definir suas ações, existem duas atividades que você pode fazer:

  • Brainstorming, ou seja, uma tempestade de ideias. Com a ajuda de um mapa mental, você vai viajar na maionese. Coloca para fora tudo o que está na sua cabeça e depois agrupa as ideias afins. Isso ajuda você a definir marcos e entregas, ou seja, pequenas conquistas as logo do projeto. Você vai adorar celebrá-las!
  • Cronograma. Definidos marcos e entregas, é hora de montar seu cronograma. Planejamento de projeto é sempre uma estimativa. Não é possível prever com precisão o tempo que você vai realizar uma tarefa, ainda mais se você não tem parâmetro em projetos anteriores. Sendo assim, evite estimativas otimistas e pessimistas, busque o meio termo.

Aqui nesse vídeo eu mostro na prática como fiz o planejamento de um projeto pessoal. Espero que inspire você!


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.