Eu já contei a minha história de quando eu conheci o método GTD. E não foi através do blog da Thais Godinho. kkk
Mas, foi devido ao método GTD que eu descobri o blog Vida organizada.
Quando eu terminei de ler o livro A arte de fazer acontecer, de David Allen, onde ele apresenta o método GTD, eu mergulhei intensamente para descobrir como as pessoas implantavam o método por aí.
O ano era 2015 e eu esbarrei em uma série de artigos que a Thais estava promovendo no blog dela sobre como implantar o método GTD no Evernote.
Um dia desses, um membro da nossa comunidade no Instagram pediu para falar um pouquinho sobre o método Vida Organizada. Então, a resenha de hoje é sobre os seus três livros: Vida Organizada (2014), Casa Organizada (2016) e Trabalho Organizado (2018), todos publicados pela Editora Gente.
Thais Godinho é escritora, blogueira, publicitária, organizadora profissional e especialista em produtividade, gestão de tempo e organização.
Os livros dela falam obviamente sobre organização, mas com uma proposta mais ampla. Então apesar da divisão dos livros, já adianto que dá para aproveitar qualquer um deles para qualquer área da vida.
Conta mais…
Vida Organizada
Eu li os livros na mesma ordem em que foram publicados. No primeiro, Vida Organizada, a leitura é bem fluida e dá um geralzão sobre vários aspectos da organização.
Foi o livro que eu mais gostei dos três. Tem uma pegada mais prática e, assim como os livros práticos, dá para pinçar a leitura. Ou seja, você pode ler um capítulo independente dos outros.
É um livro para colocar a mão-na-massa, semelhante ao estilo do livro A arte de fazer acontecer, de David Allen. A diferença principal é que a linguagem da Thais é mais acessível, além de apresentar vários exercícios para fazer ao longo do livro.
É um livro ideal para quem tá começando a se organizar.
Aqui está a lista dos capítulos que você vai encontrar nesse livro:
- Por onde começar quando tudo está um caos?
- Como alcançar nossos objetivos?
- Pausa para começar a destralhar!
- Começando a criar rotinas
- Agenda, compromissos e tarefas: manual do usuário
- Casa em ordem, mente sã
- Como destralhar sua checklist do trabalho
- 1, 2, 3: é só começar
Casa organizada
Um tempo depois, eu li o livro Casa Organizada. Aqui foi a primeira vez que observei os cinco passos do método Vida Organizada, refletidos inclusive nos capítulos apresentados:
- A casa como nosso santuário
- Destralhar é o primeiro passo
- Como organizar cada cômodo
- Arrumar a casa é terapêutico
- Mantendo a casa em ordem
- Curtindo a casa que se tem
Esse livro parece um checklist ao estilo do livro A casa minimalista, de Joshua Becker, o que é excelente, caso o seu foco seja prioritariamente a casa.
Aproveitei menos esse livro, pois eu já tinha uma base da minha formação como Arquiteta e Urbanista. Estudei estética, ergonomia, conforto ambiental, além de desenvolver a compreensão das necessidades dos clientes para materializar seus sonhos.
Casa organizada já fazia parte do meu dia-a-dia e da minha formação. Logo, não vi grandes novidades!
Mas, não descarto a utilidade desse livro. Pelo contrário, a minha percepção é que esse é um livro necessário, com orientações básicas do tipo: como organizar a geladeira ou inventário de roupa para crianças.
Thais primorosamente reúne em um só lugar as dicas que passamos várias horas colhendo no Google. Então vale a pena pela praticidade.
Trabalho organizado
E por fim, tem o livro Trabalho organizado. Eu li esse em formato digital pelo Kindle.
Eu achei ele muito parecido com o primeiro livro Vida Organizada. Mas, é possível aproveitar várias reflexões. Inclusive eu considero esse livro o mais reflexivo dos três.
Talvez tenha sido o formato que eu li, ou talvez porque eu já estava em uma fase da vida mais estruturada e eu não tinha muita coisa para ajustar.
É possível também que o livro tenha essa proposta mesmo, pois eu percebi a Thais trazendo muita vivência de como ela ressignificou o trabalho e qual o impacto na vida dela.
É notório o movimento dela ao buscar desacelerar, visto que o trabalho dela vem sendo exposto por ela mesma na internet ao longo desses anos. Então esse livro é mais um reflexo sobre a sua própria forma de trabalhar. Vale a pena também.
Seguem abaixo os capítulos:
- Planejamento
- Foco
- Criação
- Fluxo
- Rotinas
- Equilíbrio
- Ferramentas
Qual livro eu leio primeiro?
Leia na ordem de publicação, pinçando capítulos conforme a sua necessidade ou “maratonando”. Não importa, apenas leia!
Thais tem uma linguagem que conecta com o leitor e isso é raro de se encontrar hoje em dia.
Também sugiro você dar uma passeada no blog dela, pois ela nunca “escondeu o ouro”. Tudo o que ela coloca nos livros já está lá no blog, talvez com outras palavras, mas já está lá.
Ela é reconhecida inclusive por compartilhar conteúdo com um nível de relevância valiosíssima.
Então vale a pena conferir o conteúdo por lá também.
0 comentários